top of page

PALESTRAS &
FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Acreditamos que a formação continuada é essencial para transformar realidades educacionais. Nosso serviço de Formação de Docentes e Palestras é voltado a educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA, oferecendo espaços de reflexão, diálogo e aprofundamento sobre os princípios e fundamentos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Com abordagem clara e acessível, nossa proposta tem como objetivo principal contribuir para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, promovendo:

  • Reflexões críticas sobre os desafios e possibilidades da inclusão;

  • A ampliação da compreensão sobre os direitos educacionais de todos os estudantes;

  • A construção de estratégias teórico-práticas para o planejamento pedagógico inclusivo;

  • A reorganização das práticas escolares com foco na participação, aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno.

 

As formações e palestras tem duração mínima de 1h30min e podem ser realizadas presencialmente ou on-line, conforme a necessidade da instituição.

Cada encontro é pensado com sensibilidade, experiência e compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva, que reconhece a diversidade como potência e promove oportunidades de aprendizagem para todos.

Vamos juntos repensar caminhos, ressignificar práticas e construir escolas mais acolhedoras, humanas e transformadoras.

Metodologia

A formação será desenvolvida com abordagem dialógica e ativa, envolvendo:

  •  ⁠Exposição reflexiva de conceitos chave;

  • Estudo de casos reais do cotidiano escolar;

  • ⁠Discussão em grupo sobre práticas inclusivas;

  • ⁠Indicação de estratégias acessíveis e colaborativas.

Temas Possíveis

  • Fundamentos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

  • Planejamento pedagógico inclusivo e acessível

  • O papel do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e sua articulação com a sala comum

  • Práticas pedagógicas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

  • Ensino colaborativo e co-construção entre professor regente e PAEE

  • Estratégias baseadas no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)

  • Barreiras atitudinais, pedagógicas e de comunicação: como reconhecer e superar?

  • Rotina escolar e participação de estudantes com deficiência na Educação Infantil

  • Tecnologia Assistiva: recursos de acessibilidade e comunicação alternativa

  • Avaliação pedagógica na perspectiva inclusiva: desafios e possibilidades

Conheça o trabalho

Kelly Balldan - Assessoria e Formação de Professores em Desenho Universal para Aprendizagem

kellyballdan@gmail.com

Tel: (11) 98381-5303​​

  • Instagram
  • WhatsApp
  • LinkedIn

Como podemos ajudar?

bottom of page